Sunday, April 28, 2013

“PODER E AUTORIDADE”

Apesar de estas palavras terem a princípio alguma semelhança, quando visitamos os dicionários da vida observamos o quanto estão longe uma da outra. Enquanto a apalavra poder significa forçar ou coagir alguém a fazer algo por causa da posição de força daquele que a detém, a palavra autoridade representa a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que é pedido, por causa da influência pessoal.
Temos na história da humanidade inúmeros exemplos de homens que detiveram o poder por certo tempo e com ele nas mãos escreveram a sua própria sentença. Homens como Napoleão Bonaparte, Adolf Hitler, Benito Mussolini, Josef Stalin e o mais recente Sadan Hussen forçaram através do terror certos povos a realizarem os seus prazeres e os seus caprichos das mais variadas formas, mas não conseguiram evitar um mesmo e terrível final para as suas vidas. Estes homens desconheciam ou não puderam enchergar por estarem evolvidos pelo orgulho, que a 6º lei do príncipio hermético (causa e efeito) é uma lei natural onde “Toda causa tem seu efeito e Todo efeito tem sua causa” em outras palavras “O que plantamos, colhemos”.
Podemos também ver o exercício do poder quase que diariamente no seio familiar onde crianças menores de dois anos são mestras em dar ordens aos pais que como fantoches satisfazem seus caprichos. Desta maneira podemos entender que não é necessário ter coragem e inteligência para exercer o poder.
Mas mesmo sabendo que o poder é uma ilusão, encontro em meu trabalho de consultoria comportamental diversos líderes que não sabiam o quanto era importante ter autoridade e não o poder em suas mãos. Estes líderes mal informados ainda cultuavam a inverdade de que era preciso comandar com “mãos de ferro” a sua equipe e acima de tudo despresando as suas necessidades básicas. Estes líderes acreditavam que liderar à moda antiga era o mais correto e mais eficaz modo, acreditando cegamente que os seus colaboradores não podiam ter nenhum tipo de auxílio ou vontade realizada; em outras palavras... “Só produziriam na paulada”.
Felizmente tenho tido sucesso em todos os meus trabalhos ao passar os verdeiros conceitos de liderança e levar, estes meus clientes, a aceitarem a importância do “liderar com autoridade”. Sempre tomo o cuidado de lembrar neste meu trabalho certas atitudes que formam o que chamo de “conjunto de habilidades especiais”. Dentre elas cito sempre a importância de: Trabalhar continuamente o caráter, melhorando-o cada vez mais; Pensar nas tarefas à serem executadas mas não deixar de cuidar dos relacionamentos com os liderados; Não deixar de estabelecer a autoridade sendo um líder confiável, respeitoso, entusiasta e exemplar em todos os sentidos; Tratar sempre com eqüidade todos os componentes da equipe; Ser sempre justo nas palavras e ações; e finalmente: Ser sempre um bom ouvinte.
Por isso, caro leitor, podemos concluir que enquanto o poder cega e afasta as pessoas, a Autoridade ilumina e atrai o respeito pessoal.
Um grande abraço e muito sucesso!

Por: Marcos Ângelo Alves
(Escritor, palestrante motivacional e consultor comportamental)

No comments: