Monday, May 06, 2013

ATITUDES

São muitas as disposições interiores que encontramos nas pessoas quando o assunto é a maneira de como enfrentar um problema ou de encarar uma certa dificuldade que se coloca a sua frente. As nossas atitudes diante da escolha do melhor caminho a seguir, são um dos principais fatores que definem o nosso destino e a nossa boa ou má sorte. Por isso, então, há a constante necessidade de estarmos atentos às oportunidades que constantemente se colocam em nossos caminhos, não deixando que as mesmas se percam por nossa culpa e por não estarmos preparados para tal situação.
As nossas atitudes podem ser ATIVAS, que são reconhecidas por terem uma certa obrigatoriedade nos procedimentos ao exercermos as nossas atividades tanto no meio profissional quanto no meio familiar e/ou social; em outras palavras: “É proceder constantemente com educação e gentileza para com os clientes; mesmo que estes não atuem da mesma maneira para com a nossa pessoa”. Um profissional que toma atitudes ATIVAS nunca deve se esquecer de estar sempre atento a uma apresentação impecável, uma correta postura, um bom humor, disposição, comunicação correta, respeito, gentileza, etc.. Atraindo para si de forma natural, a atenção de seus clientes e das pessoas do seu convívio.
Há também as atitudes REATIVAS, que são o oposto do que acabamos de citar acima. As atitudes REATIVAS são facilmente identificadas a partir do momento que há somente uma REAÇÃO diante da AÇÃO do cliente. Vou me fazer mais claro... Imagine que um certo cliente entra em um estabelecimento – o vendedor olha o vê mas não tem reação nenhuma (neste ponto o cliente se sente um intrometido que parece ter entrado no estabelecimento de “bicão”, sem ser convidado), somente atendendo-o, se o mesmo solicitar a sua atenção. Este tipo de atitude é a principal responsável pela falência de um determinado empreendimento ao “espantar” para bem longe os seus clientes.
Felizmente há uma certa atitude que traz um diferencial na questão de atendimento. São as ATITUDES PROATIVAS, que se caracterizam pela detecção das oportunidades pelo profissional ao atender determinado cliente. Como exemplo podemos citar a ação, de um vendedor se oferecendo para embrulhar um pacote em papel de presente (mesmo que o produto não tenha sido comprado ali), de levar um pacote de uma senhora até o seu carro, ou e de até mesmo levar um guarda-chuva até o cliente e conduzi-lo até um lugar protegido, sem ter sido solicitado pelo mesmo. Enfim, é estar sempre um passo a frente, aproveitando de todas as oportunidades para criar um diferencial em atendimento e conquistar definitivamente o cliente surpreendendo-o agradavelmente.
Acredito que o momento é de reflexão e de analisarmos a maneira como viemos agindo até agora e definindo as nossas metas, através das nossas atitudes. E você? Como tem agido? Com atitudes ATIVAS, PROATIVAS ou REATIVAS?
AGORA É COM VOCÊ!
Um grande abraço e até a próxima semana!

Por: Marcos Ângelo Alves
(Escritor, palestrante motivacional e consultor comportamental)

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