Monday, May 27, 2013

OPORTUNIDADES PERDIDAS

Já algum tempo minha família e eu resolvemos ir até uma cidade vizinha para fazermos um passeio num conhecido Shopping. Após as compras nos dirigimos até a praça de alimentação e enquanto aguardávamos a liberação de uma mesa, uma simpática garçonete nos abordou se oferecendo para encontrar um local para nos acomodar. Confesso, caros amigos leitores, que achei ter encontrado uma profissional exemplar e que realmente havia entendido a importância de colocar em prática as atitudes proativas; por alguns milésimos de segundos me imaginei em uma das minhas palestras citando como um exemplo de “bom profissionalismo” aquele fato, que por felicidade, desenrolava “In loco” e bem na minha frente. Porém, como num passe de mágica tudo aquilo que eu imaginei caiu por terra no momento que comentei com aquela moça que eu já havia feito o meu pedido em um outro restaurante (que para a nossa infelicidade era seu concorrente). A garçonete simplesmente nos deixou falando sozinho sem ao menos nos arranjar a mesa que minutos antes, se mostrando tão prestativa e interessada no nosso bem estar, havia nos prometido .
Fiquei completamente abobalhado e sem ação, pois me custava acreditar no que tinha acontecido. Aquela “profissional” havia perdido uma ótima oportunidade de me conquistar como cliente, ela não se deu conta de que eu podia não ter almoçado no restaurante que ela trabalhava naquele dia, mas certamente por ter sido tão bem atendido minha família e eu não nos esqueceríamos tão cedo da sua gentileza. Enfim ela perdeu naquele dia uma ótima oportunidade de conquistar um novo cliente.
Esta ocorrência presenciada pela minha pessoa (mas que poderia ter sido você, caro leitor) nos mostra como não podemos deixar de dar atenção a todas as pessoas que possam vir a precisar dos nossos serviços. Não importa se estão bem ou mal vestidas, não importa a sua religião, não importa a sua raça, nem a sua cor, etc. pois bons clientes podem parecer e serem simples, mas isto não quer dizer que sejam simplórios. As verdadeiras oportunidades se camuflam muitas vezes nas formas mais comuns. Para notá-las é importante porém estar aberto às informações, aos detalhes que as denunciam e principalmente na prática do bem e no trato saudável para com todas a pessoas e em especial de dentro da sua casa. - Dentro de casa?! (você, leitor, poder ter perguntado) - Sim senhor! Dentro de casa sim! Pois a reação daquela moça que me atendeu, ou melhor que NÃO me atendeu, é uma extensão do modo como ela trata os seus familiares e amigos mais íntimos. A intimidade a longo prazo com as pessoas, principalmente, do nosso convívio familiar e profissional, tem a particularidade de fazer com que nos esqueçamos de cuidar das nossas palavras e das nossas atitudes, não as filtrando antes delas fazermos uso, e assim perdendo a oportunidade de ficarmos calados e para piorar... magoando-as. Se tratarmos com naturalidade, com respeito e atenção estas pessoas não irão precisar vestir uma máscara e tentar passar uma imagem que não é a nossa na realidade.
“As grandes oportunidades passam rapidamente na nossa vida, o segredo é estarmos preparados para detectá-las e agarrá-las com todas as nossas energias”.
...Pense nisso!


Por: Marcos Ângelo Alves
(Escritor, palestrante motivacional e consultor comportamental)

No comments: