Tuesday, May 28, 2013

LIDANDO COM O ORGULHO

Acredito que este sentimento seja um dos maiores obstáculos para a nossa melhora pessoal e profissional. Há uma certa piada que retrata bem um orgulhoso que quando me é oportuno, conto nas minhas palestras motivacionais... “Certa vez um louco estava andando a beira da rodovia Castelo Branco (SP), quando se deparou com um carro cuja suas chaves estavam na ignição e saiu com o veículo em disparada na pista, porém com um certo detalhe – NA CONTRA MÃO. Iniciou-se a partir daquele momento uma completa confusão. Os veículos que vinham da direção oposta tentavam, hora piscando os faróis, hora do acionando a buzina do veículo, alertar o “louco” de que ele estava errado. As emissoras de rádio faziam a sua parte informando, em noticiário extraordinário, o fato que desenrolava: - ATENÇÃO! ATENÇÃO!... TEM UM LOUCO ANDANDO NA CONTRA MÃO NA CASTELO BRANCO! Ao ouvir o alerta pelo rádio o louco, tranquilamente enquanto dirigia, exclamou: - UM NÃO! MAS SIM UM MONTE!
Esta “piadinha” apesar de ser inocente traz na sua essência uma lição muito grande ao chamar a nossa atenção quanto as nossas atitudes, Pois muitas vezes agimos como o personagem central desta história – “O louco”. A rodovia Castelo Branco e o sentido de seu fluxo podem ser comparados à nossa vida e as nossas ações; e os sinais de alertas dos motoristas podem ser comparados aos avisos que os familiares, amigos, conhecidos, colegas de trabalho e até mesmo os nossos subordinados nos emitem tentando chamar a nossa atenção quanto as nossas atitudes carregadas de erros.
Infelizmente quando estamos infectados pelo orgulho, agimos como “o louco” e achamos que todo mundo está errado, menos a nossa pessoa. Achamos que todo mundo está querendo ver o nosso fim e passamos a ver somente cenas que alimentam ainda mais este mal. Em hipótese alguma o orgulhoso admite estar errado, passando a acreditar piamente que somente ele sabe tudo vai se isolando e fazendo com que as pessoas o evitem por completo.
Quantos líderes não tiveram os cuidados necessários e se deixaram contaminar por este terrível mal, levando suas empresas à ruína total. Quantos líderes famosos que começaram por baixo, no primeiro degrau, dentro de uma hierarquia empresarial e quando chegaram a um ponto mais alto esqueceram por completo daqueles que o ajudaram na sua conquista e do valor do cultivo da humildade.
Por isso caro amigo leitor, precisamos estar atentos aos sinais de alerta que a vida nos dá constantemente chamando a nossa atenção para plantarmos, cultivarmos e colhermos os valores que realmente contam na conquista do nosso sucesso. Estes sinais podem vir de uma criança que, literalmente, nos chama a atenção quanto os nossos procedimentos, das pessoas que nos amam e até mesmo daqueles que nos detestam.
Pense nisso! Trace novas metas e sem a palavra “orgulho” no seu currículo busque e alcance os seus sonhos.

  • Por: Marcos Ângelo Alves
(Escritor, palestrante motivacional e consultor comportamental)

2 comments:

Francilei Campos said...

Grande amigo, grande pai de família e grande profissional! Parabéns pelo trabalho!

Marcos Ângelo Alves said...

Obrigado grande amigo Francilei! Suas colocações são e sempre serão bem-vindas.